Gruta dos Pézinhos

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Tempo de leitura: 3 minutos

Índice

Gruta dos Pézinhos

A região possui muitas grutas e cavernas, algumas ainda inexploradas. Dentro do Parque Estadual da Serra Azul encontra-se a Caverna dos Pezinhos com inscrições arqueológicas e a Gruta dos Macacos dentre outras.

A Gruta dos Pézinhos, como é conhecida na região, Os Xavantes e os Bororos sempre falam sobre os mitos relacionados a seres semelhantes a humanos com seis dedos que viviam na região, junto com outros estranhos seres de três dedos e quatro dedos. Por toda a extensão da caverna, existem marcas de pegadas petrificadas de pés de seis dedos, quatro dedos, três dedos, mas nenhum registro de pés de cinco dedos.

“Os indígenas da região, principalmente os mais velhos, contam sobre semideuses, que seriam criaturas de 1,20 metros, com cabeça desproporcional ao corpo, diferentes números de dedos nos pés e que teriam vindo do céu”.

Até hoje foram feitas somente análises superficiais sobre as figuras, mas diversos especialistas opinaram sobre sua possível origem. Nina Tereza Dolzan, professora e mestre em patrimônio histórico cultural, disse para a BBC Brasil que as marcas foram feitas por povos da região quando acontecia um nascimento. 

“No passado, aquela parede da gruta era mole, como um barro. Então, os seres iam marcando cada nascimento por meio dessas gravuras, com desenhos de pés, mãos ou órgãos sexuais”.

Mistérios

Em qualquer caso, os especialistas não descartam a possibilidade de diferentes impressões digitais ou pegadas. No entanto, esse mistério pode nunca ser resolvido: conforme o clima e a intensidade do intemperismo se deterioram, as marcas registradas são cada vez mais perdidas e alteradas.

Recentemente, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) divulgou nota mencionando a importância da proteção do local e a necessidade de os arqueólogos estudarem a fundo a parede da caverna.

Gostou deste artigo? Compartilhe 👇 com os amigos! Aqui você encontra sempre conteúdo de qualidade!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on tumblr
Tumblr
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Classificação:
4/5

Leave a Reply

Você também pode gostar: 👇

VEJA AGORA O FILME

 Enigmas da Serra do Roncador

Originally posted 2020-08-09 09:44:44.