Gruta portal do roncador e gruta santa terezinha

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Tempo de leitura: 4 minutos

Índice

Gruta Portal do Roncador e Gruta Santa Terezinha

As grutas, Santa Terezinha e Portal do Roncador, fazem parte de um mesmo sistema. Uma ampla câmara inicial se abre em vários túneis e outras câmaras. Uma destas câmaras abriga um mobiliário de pedra muito interessante, semelhante aos modernos.

Outra delas tem no centro uma formação de estalactites e estalagmites com forma de imensa árvore, com uma espécie de parlatório no alto e um dos túneis não se consegue chegar ao final, pois qualquer forma de iluminação utilizada se apaga. Quem viveu ali? Para onde vai o túnel?

gruta portal do roncador e gruta santa terezinha
gruta portal do roncador e gruta santa terezinha
gruta portal do roncador e gruta santa terezinha
gruta portal do roncador e gruta santa terezinha

Espeleotemas

A evolução de um vale em meio ao morro onde elas se encontram serviu para seccionar a gruta maior em duas. Hoje encontram-se separadas por algumas dezenas de metros. São grutas profusamente ornamentadas de espeleotemas, alguns deles evidenciando eventos de deposição e remoção de sedimentos; e pode-se encontrar no extremo da Gruta Portal do Roncador, um pequeno lago de pouca profundidade na seca (3,5m) e águas levemente leitosas.

Em período de chuva, o único em que foi possível observar durante o período da pesquisa, a água se apresentava com um aspecto azul leitoso, como jamais observado por este autor em outros cenários cársticos brasileiros, cujas grutas alagadas apresentam uma cor azul típica, mas sem o aspecto leitoso. Na seca, o aspecto leitoso quase desaparece.

A oscilação do nível freático, que ultrapassa 2 m entre a seca e a estação chuvosa, parece estar relacionada a fraturas e fissuras de pequeno porte, ocultas entre os sedimentos do fundo do lago, já que no mergulho de prospecção não foi observado nenhum conduto.

gruta portal do roncador e gruta santa terezinha
gruta portal do roncador e gruta santa terezinha

Manifestações Energéticas

É um local escolhido e determinado pelos Mestres da Grande Fraternidade Branca para manifestações energéticas. Este local tem sido preservado ao longo do tempo por guardar características muito especiais no sentido místico e de grande importância para este momento de transformação planetária.

Situado dentro de uma grande caverna na Serra do Roncador, entre os paralelos 14 e 15, no planalto Central do Brasil. Região onde se encontra uma das mais importantes reservas ecológicas do Brasil, também chamada Chacra do Planeta e Portal de Aquarius. Local determinado para o reencontro dos Filhos do Sol e ponto de ligação com Machu Pichu, através da “grande estrada”

gruta portal do roncador e gruta santa terezinha

Gostou deste artigo? Compartilhe 👇 com os amigos! Aqui você encontra sempre conteúdo de qualidade!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on telegram
Share on whatsapp
Classificação:
4/5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar: 👇

VEJA AGORA O FILME

 Enigmas da Serra do Roncador